sexta-feira, 8 de junho de 2012


Menopausa: perda hormonal pode resultar em sérios problemas dentais

De todas as fases da vida da mulher, a menopausa é uma das mais delicadas e, por isso, exige uma atenção redobrada com cuidados específicos. Embora pouca mencionada, a higiene bucal também merece uma atenção em mulheres que atingem este período. Nos últimos anos, os especialistas confirmam que cuidar da boca é fundamental para a mulher enfrentar com tranqüilidade as alterações hormonais ao longo da vida.

Pesquisadores descobriram que problemas como a periodontite – inflamação dos teci-dos ao redor dos dentes – podem aumentar consideravelmente em mulheres na meno-pausa devido a grande perda de hormônios característicos desta fase feminina. Muitas mulheres na menopausa tendem a ficar com as gengivas mais sensíveis e despro-tegidas em decorrência das alterações hormonais que ocorrem neste período.

Esta fase do climatério feminino é a que mais pode trazer problemas sérios à saúde bucal, e que podem acarretar em prejuízos dentais. Devido o processo de osteoporo-se, uma perda óssea que atinge todo o corpo da mulher, ela pode apresentar um quadro de retração maxilar e mandibular.

Outro problema causado é a retração gen-gival, o que facilita o desenvolvimento de uma periodontite. Esse problema pode atingir mulheres em qualquer etapa da vida, mas a grande incidência está neste período.

Para tentar contornar problemas gengivais como este alguns estudos já mostraram que há uma melhora da perda dental em pacientes que realizam um tratamento com reposição de hormônios. Isto pode ajudar a trazer mais resistência e vitalidade aos dentes e gengivas.

Dicas para sempre ter uma ótima saúde bucal: Escove os dentes após as refeições e use o fio dental, pelo menos uma vez ao dia, mesmo que exista um acentuado sangramento da gengiva; Invista em uma alimentação balanceada, rica em vitami-nas, especialmente A, C e D, minerais, principalmente cálcio e fosfato, e em proteínas; Visite o dentista regularmente.

Serviço: Clínica Única, excelência em Odontologia o Otorrinolaringologia. Outros serviços: Odontologia estética, odontope-diatria, laser terapeutico, clareamento à laser, cirurgias, Implantes, ortodon-tia,ortopedia, DTM, endodontia, periodon-tia, próteses.Rua Edward Joseph, 122 (Torre Passarelli- Portal do Morumbi). Fone: 3743-6010.



De todas as fases da vida da mulher, a menopausa é uma das mais delicadas e, por isso, exige uma atenção redobrada com cuidados específicos. Embora pouca mencionada, a higiene bucal também merece uma atenção em mulheres que atingem este período. Nos últimos anos, os especialistas confirmam que cuidar da boca é fundamental para a mulher enfrentar com tranqüilidade as alterações hormonais ao longo da vida, informou Dra Helena Miranda (foto), ao jornal Planeta Morumbi.

Pesquisadores descobriram que problemas como a periodontite – inflamação dos tecidos ao redor dos dentes – podem aumentar consideravelmente em mulheres na menopausa devido a grande perda de hormônios característicos desta fase feminina. Muitas mulheres na menopausa tendem a ficar com as gengivas mais sensíveis e desprotegidas em decorrência das alterações hormonais que ocorrem neste período.

Esta fase do climatério feminino é a que mais pode trazer problemas sérios à saúde bucal, e que podem acarretar em prejuízos dentais. Devido o processo de osteoporose, uma perda óssea que atinge todo o corpo da mulher, ela pode apresentar um quadro de retração maxilar e mandibular.

Outro problema causado é a retração gengival, o que facilita o desenvolvimento de uma periodontite. Esse problema pode atingir mulheres em qualquer etapa da vida, mas a grande incidência está neste período.

Para tentar contornar problemas gengivais como este alguns estudos já mostraram que há uma melhora da perda dental em pacientes que realizam um tratamento com reposição de hormônios. Isto pode ajudar a trazer mais resistência e vitalidade aos dentes e gengivas.

Dicas para sempre ter uma ótima saúde bucal: Escove os dentes após as refeições e use o fio dental, pelo menos uma vez ao dia, mesmo que exista um acentuado sangramento da gengiva; Invista em uma alimentação balanceada, rica em vitaminas, especialmente A, C e D, minerais, principalmente cálcio e fosfato, e em proteínas; Visite o dentista regularmente.

              Fonte : jornal Planeta Morumbi

Nenhum comentário:

Postar um comentário