sexta-feira, 24 de julho de 2015

Gengivectomia: Coadjuvante importante da estética oral



Atualmente, a busca pela excelência estética, funcional e biológica são pré-requisitos relevantes nos procedimentos odontológicos, enaltecida por pacientes exigentes e ansiosos, os quais depositam grandes expectativas no resultado do tratamento odontológico. O desenvolvimento de novas técnicas e materiais odontológicos busca acompanhar esse crescimento. Entretanto, pouca atenção ainda é dada ao periodonto como um dos componentes do sorriso. Pacientes com dentes curtos parecem não gostar do seu sorriso e necessitam de aumento de coroa clínica.
 
A gengivectomia é uma cirurgia ressectiva estética, que tem por objetivo o restabelecimento fisiológico do espaço biológico, permitindo que procedimentos restauradores sejam compatíveis com saúde periodontal,sendo necessários a existência de larga faixa de gengiva queratinizada, ausência de deformidades ósseas, natureza fibrótica e motivação pelo paciente no controle do biofilme dental.

A gengivectomia é uma técnica de fácil execução apresentando resultados favoráveis e satisfatórios quando empregada coadjuvante aos procedimentos restauradores, otimizando a estética dental. Os procedimentos restauradores e saúde gengival estão intimamente relacionados, desempenhando papel significativo na integridade biológica dos tecidos, bem como na manutenção de restaurações com maior longevidade.

Fonte: ortoblog

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Importância do Enxerto ósseo após extrações dentárias

O uso de enxerto ósseo ou outro biomaterial é importante após extrações dentárias para que consigamos preservar o nível ósseo do paciente o que torna o resultado final mais favorável em termos estéticos, principalmente quando o tratamento será feito com implantes osteointegrados.
Assista o vídeo e entenda um pouco mais:


sexta-feira, 3 de julho de 2015

Como aliviar as dores dos primeiros dentes do bebê.

Os primeiros dentinhos de seu bebê estão para nascer e ele está incomodado? Assista o vídeo abaixo e saiba o que pode ser feito:




O inevitável amarelo dos dentes





P. Por que os dentes ficam amarelos com a idade? Existe alguma maneira de evitar isso? 
A. Além do efeito cumulativo das muitas causas externas de descoloração dos dentes ao longo da vida, há pelo menos duas mudanças estruturais que tornam os dentes mais propensos a aparecer amarelo como alguém envelhece. Estes são o adelgaçamento progressivo do esmalte, o revestimento exterior do dente, e o espessamento da camada sob disso, chamada a dentina.
Como o esmalte afina por causa do desgaste e coisas como alimentos ácidos, a cor amarelo-to-marrom natural da dentina que abrange mostras através de mais e mais, de acordo com uma revisão da literatura sobre a descoloração dos dentes publicado no British Dental Journal em 2001.
O amarelamento pode ser mais ou menos evidentes, dependendo da cor natural, determinada geneticamente, da dentina e a espessura do esmalte. Uma complicação adicional é que uma vez que a dentina está exposta, outros corantes são mais facilmente absorvidos pelos dentes.Continue lendo a história principalCobertura Relacionadas
Enquanto isso, "a colocação naturais para baixo da dentina secundária afeta as propriedades de transmissão de luz de dentes, resultando em um escurecimento gradual de dentes com a idade," a avaliação continua.
Muitas causas são evitáveis ​​ou tratáveis, como boca seca; consumo excessivo de açúcares, ácidos e álcool; bulimia; ranger de dentes; e doença de refluxo ácido. Bebidas como o chá, café e vinho tinto e alimentos como amoras também são bem conhecidos para descolorar os dentes, como é o tabaco em qualquer forma.  

question@nytimes.com