sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Gengiva inflamada: O que fazer?


Este problema necessita de tratamentos higiênicos e clínicos

Gengiva inflamada pode ser sinal de gengivite. Deve-se observar se ocorre sangramento durante a escovação dos dentes, ou quando se consome alimentos mais duros e se as gengivas estão inchadas. Isso mostra uma possível inflamação nas gengivas conhecida como gengivite.

Causas:

Deve ser tratada imediatamente, pois pode provocar doenças mais graves nas gengivas, podendo gerar a retração das gengivas, perda dos dentes e mau hálito crônico. As causas que podem contribuir para uma gengiva inflamada são:

- Higiene bucal inadequada;
- Consumo de alimentos duros;
- Cigarro;

Este problema necessita de tratamentos higiênicos e clínicos para ser curado totalmente. Uma gengiva inflamada é percebível devido à coloração escura no tecido que reveste a estrutura óssea da arcada dentária.

Uma das causas mais comuns para o surgimento da gengivite está no excesso de placas bacterianas nos dentes, devido a uma limpeza bucal inadequada, como citado acima. Porém, deve-se ter uma atenção sobre as outras causas que podem levar a inflamação das gengivas, podendo ter origem em vícios de narcóticos, mudanças hormonais, herança genética ou devido a doenças funcionais como a AIDS e diabetes que são males irreversíveis.


Tratamento:


Quando a gengiva já está muito inflamada, inchada e dolorida, apresentando coloração escura, o principal conselho é a procura de uma consulta odontológica. Apenas um dentista poderá remover toda a placa bacteriana que está penetrada no tecido fibroso, o mesmo utilizará materiais e técnicas específicas que darão uma garantia de uma boa saúde bucal.

Depois é de extrema importância seguir o tratamento que o dentista recomendar e começar a tomar maiores cuidados com relação à higiene todos os dias para que o problema seja evitado e combatido da melhor forma possível.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário