sexta-feira, 4 de abril de 2014

Fios do aparelho ortodontico (tipos e funcionamento)

Existem vários tipos de fios ortodônticos de diferentes espessuras, composições químicas e até formatos nomeadamente arcos circular (redondos) e arcos de formato quadrangular (quadrados).

Arcos de acordo com a força e elasticidade.

Quando você começa o tratamento com o aparelho ortodôntico, seus dentes são tortos. o arco que se conecta ao aparelho deve ser capaz de regressar à sua forma original quando é deformado ou dobrado. A força exercida pelo arco ao retornar à sua forma original é o que move os dentes. Este deve ser flexível e a força exercida inicialmente deve ser suave.

Com os dentes a se endireitarem, o seu ortodontista irá trocar seus arcos por outros mais fortes e que normalmente são menos elásticos. Estes fios mais fortes e mais duros, permite ao ortodontista a ter mais controle sobre os movimentos de cada dente. Muitas vezes esses fios posteriores têm características que permitem que o ortodontista coloque curvas permanentes no arco, se ele pretender moves os dentes de forma individualizada.

Tamanhos e formatos dos arcos

Nos estágios iniciais do tratamento são utilizados arcos redondos para nivelar e alinhar os dente. Arcos redondos são mais elásticos e assim o ortodontista será capaz de exercer movimentos em todos os dentes sem o arco saltar fora dos brackets. Se ele usa um arco demasiado rígido e tenta amarrar o fio do arco a um dente realmente torto, o fio vai colocar muita pressão sobre o suporte, e o suporte pode romper e danificar o dente.

Depois de os dentes estarem mais alinhados o ortodontista irá avançar para os fios retangulares. O fio retangular controla melhor o movimento dentário do que o fio redondo, permitindo fazer retoques mais detalhados no alinhamento dentário.

Fonte: aparelhosdentarios.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário