sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

O coração e a boca: Endocardite Bacteriana

A endocardite bacteriana é uma inflamação nas válvulas cardíacas que se caracteriza por formação de uma vegetação nos folhetos das válvulas. Ela é causada, na grande maioria das vezes, pelo acúmulo de bactérias no endocárdio, tecido que envolve internamente o coração. As bactérias responsáveis por este quadro geralmente são os estreptococos viridans, os estafilococos aureus, dentre outras. Além disso, pode ser causada por microorganismos como fungos. Um meio conhecido de contaminação é através de procedimentos dentários.

Sintomas da endocardite bacteriana

Os sintomas da endocardite bacteriana podem ser:
  • Febre diária e persistente;
  • Sopro cardíaco.

Causas da endocardite bacteriana

As causas da endocardite bacteriana podem ser:
  • Colocação de cateter intravenoso;
  • Colocação de pacemaker;
  • implante de piercing bucal;
  • Uso de drogas ilícitas injetáveis.
As bactérias presentes na boca ou nas vias aéreas superiores também podem alcançar o músculo cardíaco. Uma das causas mais comuns, ocorre na extração de dentes, quando as bactérias presentes neste local são deglutidas assim como em caso de cáries dentárias, infecção paradental, pulpite, abscesso dentário e doenças da gengiva.

Diagnóstico da endocardite bacteriana

O diagnóstico da endocardite bacteriana pode ser feito através do ecocardiograma e da presença de culturas de sangue positivas.

Tratamento para endocardite bacteriana

O tratamento para endocardite bacteriana deve ser feito com a tomada de antibióticos por longos períodos de tempo. Os indivíduos mais propensos a sofrer de endocardite bacteriana são os com baixa imunidade, usuários de drogas injetáveis ilícitas, doença renal, diabetes, insuficiência cardíaca congestiva, idosos, portadores de doenças reumáticas; portadores de piercings bucais.
Em casos mais graves, onde não existe um bom resultado com o uso de antibiótico e dependendo do tamanho da vegetação e da sua localização, é indicada cirurgia de troca de válvula por próteses valvares.

Fonte: Tua saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário