sexta-feira, 18 de julho de 2014

Profilaxia dental

O que é profilaxia dental?
A profilaxia dental, também chamada de limpeza dos dentes, é o procedimento através do qual o cirurgião dentista remove o cálculo (tártaro) e o biofilme (placa bacteriana). 



Qual a importância de se realizar a profilaxia dental periódica?
O tártaro e a placa provocam a inflamação da gengiva (gengivite). A gengiva inflamada fica inchada, mais vermelha e sangra à escovação ou até espontaneamente. Se nada for feito, o processo poderá evoluir para uma periodontite (inflamação dos tecidos de suporte dos dentes), causando perda do osso de suporte, mobilidade dental e até perda dos dentes. Portanto, realizar a profilaxia periódica é essencial. 


Como ela é realizada?
O cálculo (tártaro) é removido através de aparelho de ultrassom e curetas (instrumentos para raspagem). O biofilme (placa bacteriana) é removido com jato de água+ar+bicarbonato.
O procedimento é dolorido?
Como o aparelho de ultrassom permite ajuste de potência, geralmente o desconforto é mínimo. Alguns poucos pacientes, que têm dentes mais sensíveis, precisarão de anestesia. 
De quanto em quanto tempo devo fazer profilaxia dental?
Em média, recomenda-se o procedimento a cada 6 meses. Mas há pessoas que precisarão de prazos menores (a cada 3 meses ou até mensalmente), e algumas poucas pessoas poderão realizar o procedimento uma vez por ano.